Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Microtea papilosa Marchior. & J.C.Siqueira VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 01-10-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

M. papilosa é uma herbácea com ocorrência no Cerrado, conhecida por coletas botânicas recentes na Bahia e outras mais antigas em Minas Gerais. A EOO é menor que 20.000 km², e a vegetação de áreas arenosas como aquelas onde M. papilosa ocorre é bastante vulnerável às atividades antrópicas incidentes, tais como a expansão das áreas urbanas, a retirada ilegal de areia e a extração de minérios. Assim, a região de ocorrência está ameaçada pelo declínio da qualidade do hábitat e por estar sujeita a duas situações de ameaça distintas, o que possibilitou considerar M. papilosa "Vulnerável" (VU).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Microtea papilosa Marchior. & J.C.Siqueira;

Família: Microteaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Espécie endêmica do Brasil, de ocorrência em Cerrado, nos Estados Bahia e Minas Gerais (Marchioretto, 2012).

Ecologia

Erva característica por ter raízes grossas. Ocorre em campo arenoso e dunas (Melo, E., 4914, HUEFS 122017).Apresenta síndrome de polinização Entomofilia e síndrome de dispersão Ornitocoria.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Na região central do Espinhaço, foram identificadas como principais ameaças: a mineração, a expansão urbana, o turismo descontrolado, a criação de gado e as queimadas (Vasconcelos et al., 2008).

1.1.4 Livestock
Incidência local
Severidade high
Detalhes pecuária

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade high
Detalhes expansão urbana

1.4.3 Tourism/recreation
Incidência local
Severidade high
Detalhes turismo descontrolado

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade high
Detalhes mineração

10 Human disturbance
Incidência local
Severidade very high
Detalhes A SEMA descreve como os principais conflitos ambientais da região do Morro do Chapéu o desmatamento (gerado principalmente por atividades agriculturais e retirada de lenha), queimadas, retirada ilegal de areia, regularização fundiária, ocupação irregular de terras (http://www.meioambiente.ba.gov.br/conteudo.aspxs=PEMORROC&p=PARQEST)

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- MARCHIORETTO, M. S. Phytolaccaceae in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB101620>. Acesso em: 19 de Julho de 2012.

- NEVES, P. C. P. DAS; BAUERMANN, S. G.; BITENCOURT, A. L. V. ET AL. Palinoflora do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil: Phytolaccaceae R. Br., Revista Brasileira de Paleontologia, p.157-164, 2006.

- JUDD, W. S.; CAMPBELL, C. S.; KELLOGG, E. A. ET AL Plant Systematics: A Phylogenetic Approach. Sunderland, Massachusets, USA: Sinauer Associates, 2002. 576 p.

- SEMA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA. Secretaria do Meio Ambiente do Governo da Bahia - Parque Estadual do Morro do Chapéu. Disponivel em: <http://www.meioambiente.ba.gov.br/conteudo.aspx?s=PEMORROC&p=PARQEST>. Acesso em: Acesso em: 23 de Julho de 2012.

- VASCONCELOS, M. F.; LOPES, L. E.; MACHADO, C. G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação. Megadiversidade, v. 4, n. 1-2, p. 197-217, 2008.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Microtea papilosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Microtea papilosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 01/10/2012 - 14:51:02